domingo, 21 de novembro de 2010

Um pouco de história

Que tal conhecer um pouco desse costume tão maravilhoso de pintar as unhas?
Desde 3500 a.C. as egípcias ja tingiam as unhas inicialmente de preto. No império Romano valorizava-se unhas bem polidas. Na China unhas compridas eram sinal de nobreza
As primeiras unhas pintadas surgiram provavelmente na China, por volta de 3 000 a.C. As cores do "esmalte" estavam relacionadas com a posição social do indivíduo - homem ou mulher. Durante a dinastia Chou, no século 7 a.C., apenas os membros da família real podiam usar uma pasta dourada ou prateada na unha - as cores reais mudariam mais tarde para vermelho e preto. Ao redor do ano 30 a.C., pintar as unhas era moda também entre os egípcios, que mergulhavam os dedos em tintura de hena. Mulheres das classes menos favorecidas só estavam autorizadas a pintar as unhas com tons claros.
No reinado de Cleópatra, por exemplo, só ela podia usar vermelho para colorir sua unha. Desobedecer à ordem dava punição severa - às vezes, até morte. Os primeiros esmaltes eram feitos de uma mistura de goma arábica, cera de abelha, clara de ovo e gelatina.
Já em 1800 as unhas eram curtas e levemente arredondadas as vezes perfumadas com óleo vermelho e polidas com couro. Em 1830 surge o primeiro apetrecho de manicure, com este instrumento podia-se empurrar a cutícula, até o dado momento as cutículas era removidas com qualquer tipo de metal, tesouras ou ácidos. Em 1892 surgem os primeiros salões de manicure.
Em 1900 usavam-se tesouras e limas metálicas para dar forma às unhas. Para polir eram usados cremes colorantes e pós. Havia um modelo precursor de esmalte de unha como o conhecemos hoje. Este esmalte era aplicado com um pincel de pelo de camelo, entretanto, este esmalte não permanecia mais do que um dia nas unhas.
Em 1925 foi lançado um esmalte de unha transparente, em tom rosado. Ele é aplicado no meio das unhas – a meia lua e a ponta das unhas ficavam nuas.
Já 1932 Charles e Joseph Revlon, irmãos americanos, e um químico, criam o esmalte brilhante e colorido com pigmentos, para ser aplicado na unha toda. Nasce a marca Revlon e eles promovem pela primeira vez a tendência de maquilhar os lábios e unhas da mesma cor.
Na década de 70 vem os esmaltes sintéticos. As unhas tornam-se extremamente longas através de várias técnicas e estão na última moda.
Hoje, o esmalte é uma variação da tinta usada em pintura de carros. "Antes da década de 20, costumava-se passar óleo nas unhas e depois lustrá-la, hábito que indicava status", afirma Mitsuko Shitara, professora de história da moda da Faculdade Santa Marcelina. Os esmaltes acrílicos são sucedidos pelos esmaltes de fibra de vidro em 1980. A decoração dos esmaltes não é mais limitada aos esmaltes – pedras preciosas e vários acessórios entram em uso.


Fontes:
http://super.abril.com.br/superarquivo/2003/conteudo_124174.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Esmalte_de_unha

Nenhum comentário:

Postar um comentário