sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Perguntas Frequentes II

Continuação das curiosidades do site da colorama:


Por que a unha absorve o corante do esmalte?
Algumas unhas são muito porosas e ao aplicar esmaltes com maior concentração de pigmentos eles podem ficar retidos na unha dificultando sua remoção. Para reduzir este efeito aplique sempre uma base de boa qualidade antes da esmaltação. 

Como retirar manchas amareladas das minhas unhas?
Se as manchas amareladas forem causadas pela porosidade da unha, elas sairão gradativamente com o uso de removedor de esmaltes e lixas específicas. 

A unha precisa respirar, ou seja, devemos fazer um intervalo de um dia entre uma pintura e outra?
Não é necessário fazer um intervalo entre uma pintura e outra, pois a unha é uma placa de queratina dura e sem orifícios. 

O esmalte pode deixar a unha seca e sem brilho?
Não. Pelo contrário, o esmalte age como um protetor da unha, diminuindo a perda de vapor d’água e prevenindo o contato direto com elementos prejudiciais, como detergente, por exemplo. 

Por que o esmalte fica grosso?
O esmalte contém em sua formulação alguns solventes que são responsáveis por sua fluidez e tempo de secagem. Entretanto, quando o vidro não é bem fechado, esta substância, que é altamente volátil, pode evaporar e alterar a textura do esmalte deixando-o mais grosso. 

Quando o esmalte endurece é certo colocar óleo de banana ou acetona para amolecer?
Não. Caso seja adicionada acetona , solventes ou óleo de banana que é um solvente até a boca do frasco sem deixar um espaço vazio, o frasco estoura já que os solventes são voláteis. (Ok, eu coloco óleo de banana nos meus esmaltes ¬¬)

As bolinhas que podem aparecer logo após a esmaltação são causadas somente pelo vento?
Nem sempre. Além de surgirem com o vento e o calor emanados por ventiladores e secadores de cabelo, as bolinhas também podem surgir devido a temperatura do nosso próprio corpo. 

Por que aparecem estrias no esmalte após a aplicação?
As estrias podem ser causadas por resíduos de produtos de silicone (como creme para as mãos) sobre as unhas. Para evitar, limpe bem as unhas com removedor antes de passar a base. 

Por que o meu esmalte demora muito para secar?
A aplicação de camadas muito grossas de esmalte e a adição de elementos que possam interferir na formulação do produto (como acetona) são os principais fatores que interferem na secagem do esmalte. 

Esmaltes escuros deixam as unhas mais fortes?
Não, isso é apenas uma ilusão. As fórmulas-base de todos os esmaltes são muito parecidas, sendo que a única diferença entre os claros e os escuros é a concentração de pigmentos nas fórmulas. Não existe nenhuma comprovação científica de que esmaltes vermelhos, ou mais escuros, deixam as unhas mais fortes do que os esmaltes mais claros.

Aguardem, em breve parte III.


Nenhum comentário:

Postar um comentário